Série Estampas: Espinha de Peixe
13 de julho de 2016
O que é um Ambiente Funcional?
3 de julho de 2017
Exibir tudo

A arquitetura pode favorecer ou prejudicar suas vendas?

Olá, meu nome é Luana Alvarenga, sou Designer de Móveis, Arquiteta e Urbanista e pós graduada em Arquitetura e Iluminação. Vou utilizar este canal de comunicação para falar sobre arquitetura e sua influência nas nossas vidas.

Vou contar para vocês sobre um caso curioso que aconteceu comigo durante uma pesquisa de campo feita num shopping do Rio de Janeiro. Estacionamento cheio, praça de alimentação lotada, lojas movimentadas e uma loja de maquiagem vazia. Mas uma loja de maquiagem vazia, em pleno sábado? Isso é estranho demais, não acham? Aí eu entrei para saber o que estava acontecendo.

A vendedora me atendeu com cara de poucos amigos, começou a me mostrar alguns produtos e nenhum deles parecia bom na minha pele. Conversa vai, conversa vem, ela se queixou de dor de cabeça. Pronto! Estava montado o cenário: a loja estava mal iluminada, mais escura do que o corredor do shopping, causando desinteresse do consumidor em se aproximar. As  lâmpadas estavam oscilando, causando um efeito de boate, quase um pisca-pisca, causando a dor de cabeça nas funcionárias. Cada lâmpada tinha uma temperatura de cor (uma mais branca, outra mais azulada) causando a sensação de que a loja estava mal cuidada e abandonada. Enfim… fiquei me perguntando quantos vendedores deixaram de bater suas metas e foram demitidos, por falta de condições de trabalho adequadas? Quantas lojas que “tinham tudo para dar certo” e fecharam um tempo depois?

Você já parou para observar a arquitetura e a iluminação? Como são os lugares que você mais frequenta? Como é o seu ambiente de trabalho? Como se sente em cada um desses lugares? O que te faz escolher entre uma loja e outra? Porque um produto vende mais do que o outro?

A resposta para todas essas perguntas pode estar no projeto de arquitetura ou de iluminação. Um espaço adequado, confortável, com boa disposição, ergonomia e iluminação, além de aumentar a produtividade, nos deixa mais felizes.

Nos próximos textos vou dar dicas para você aumentar suas vendas, melhorar seu ambiente de trabalho, aproveitar melhor cada cantinho da sua casa, e muito mais! Sobre o que mais você quer saber?

Texto publicado originalmente na revista Revir Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *