Você sabe o que é a Cromoterapia?
10 de agosto de 2017
A mulher na Arquitetura
14 de agosto de 2017
Exibir tudo

Confira 7 dicas para criar um ambiente funcional e aconchegante em um apartamento pequeno

Para muitos, apartamento pequeno quer dizer falta de conforto e “aperto”. A ideia de que não é possível aliar comodidade e funcionalidade para criar um ambiente aconchegante pode até passar pela sua cabeça. No entanto, para a Arquiteta Luana Alvarenga, isso é completamente possível e alcançável.Para muitos, apartamento pequeno quer dizer falta de conforto e “aperto”. A ideia de que não é possível aliar comodidade e funcionalidade para criar um ambiente aconchegante pode até passar pela sua cabeça. No entanto, para a Arquiteta Luana Alvarenga, isso é completamente possível e alcançável.

“A primeira coisa a se pensar no planejamento do seu apartamento é a rotina dos moradores. Se você tem filhos, animais de estimação, se almoçam em casa, se recebem amigos, e alguns hábitos, como leitura, música, artesanato e outros, devem ser considerados. Essa rotina vai interferir nas suas decisões na busca por um espaço aconchegante, confortável, funcional e bem decorado” comenta a Arquiteta. Segundo ela, este é o primeiro passo para qualquer decisão quanto à moradia.

Preparamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de planejar, reformar e decorar um apartamento pequeno.

• A parte bruta da obra deve ser feita antes da mudança, como alterações de paredes, reforma da cozinha ou do banheiro, troca do piso, ou rebaixo de gesso no teto.

• O ideal é mudar com os armários embutidos (cozinha, quarto e banheiro) no lugar, para ter o apartamento organizado.

• Um grande truque é a uniformização dos materiais. Avalie a possibilidade de trabalhar com o mesmo piso no apartamento todo e trabalhe ele de forma contínua, sem interrupções, de um ambiente para o outro! Evite dividir os espaços, com tapetes pequenos ou sofás de costas para o outro ambiente.

• Avalie a possibilidade de integrar a sala com a cozinha. Dessa forma você pode ganhar uma mesa ou um balcão, por exemplo, além de reunir e integrar as pessoas!

• Fique atento ao tamanho e posição dos móveis, para evitar obstruir a passagem e otimizar os espaços.

• Use sempre cores claras e abuse dos espelhos, eles vão transformar seu espaço.

• Outras mudanças podem ser feitas a qualquer momento! Pode-se por exemplo colocar um papel de parede, espelho ou mudar algumas peças de decoração sempre que quiser renovar os espaços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *