Confira 7 dicas para criar um ambiente funcional e aconchegante em um apartamento pequeno
10 de agosto de 2017
Vintage x Retrô: você sabe a diferença?
14 de agosto de 2017
Exibir tudo

A mulher na Arquitetura

Na semana da mulher, nada como conhecer um pouco sobre a história da Luana Alvarenga e entender quais são os seus desafios atuando no mercado da construção civil, um meio predominantemente masculino, além de falar um pouco sobre a sua escolha e paixão pela profissão de arquitetura.

Quando você decidiu por seguir carreira na arquitetura?
Luana Alvarenga: Minha carreira começou com 15 anos, quando eu, que já fazia o Ensino Médio num Colégio Técnico, resolvi fazer o técnico em Design de Móveis. Aos 17 anos, entrei para o mercado de móveis planejados, no qual tive a oportunidade de conhecer inúmeras casas. Essas casas me fascinavam e, quando chegou a hora do vestibular eu não tive dúvidas: queria, além de mobiliar, pensar na casa como um todo! Queria ser responsável por todos aqueles espaços e saber que a vida das pessoas que ali viviam, ia se transformar depois da minha intervenção.

Quais os maiores desafios para você enquanto arquiteta em um meio predominantemente masculino?
Luana Alvarenga: Meu desafio, na verdade, foi dobrado, pois além de ser mulher, eu era muito nova (apenas 17 anos!). Aprendi muito com os marceneiros, e aí veio o contato com gesseiros, eletricistas, pedreiros, engenheiros e outros arquitetos. Eu só tinha uma opção: aprender com eles e respeitar os seus conhecimentos. Quando você respeita alguém, você é respeitado. Hoje eu entro em uma obra com segurança, pois valorizo o trabalho deles e faço com que eles percebam o meu valor. E que juntos, conseguimos realizar o sonho dos nossos clientes.

Quais dicas você dá para aquelas estudantes que desejam seguir a arquitetura?
Luana Alvarenga: Arquitetura é uma profissão maravilhosa! Eu não me vejo fazendo outra coisa! A satisfação de ver os seus projetos saindo do papel e as pessoas se beneficiando com o uso daquele espaço que você projetou, não tem preço!

Para você, que sonha em fazer Arquitetura, fica dica: fique atendo a tudo! Observe todos os espaços a sua volta. Entre num banheiro de restaurante só para conhecer. Conheça novos lugares e culturas, questione o porquê das coisa: por que um engarrafamento foi criado, por que um bar está cheio e o outro vazio, por que nos sentimos melhor em alguns espaços do que em outros. E o principal, o que você pode fazer para melhorar aquela situação. Pense numa alternativa, duas, três, quatro, e seja humilde para aceitar que a melhor opção não foi uma solução sua. Pense sempre no que é melhor para o usuário daquele espaço, e não no que é melhor para você.

A Arquitetura é uma área muito ampla, você pode ser o Arquiteto de um grande hospital, de uma escola, um aeroporto ou de cidade uma inteira. Você pode trabalhar com Patrimônio Histórico, com Paisagismo, com Interiores, Iluminação, enfim…. Não importa a área que vai escolher, faça o que te faz feliz e faça as pessoas felizes com o seu trabalho!

Veja só alguns desenhos da Luana feitos à mão:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *